quarta-feira, 15 de dezembro de 2010


O Conto da Borboleta


Primeiro abria as asas e na hora mais clara do dia, alçava seu vôo. De tudo lançava mão, se
lançava no mundo.

Na rua os homens mecanicamente manuseavam os volantes de seus carros. Era tarde para um ser tão cansado, de vista cansada, recém acordado. O cheiro do perfume das moças, se confundia nas esquinas movimentadas, o jeito era pular nas árvores e sentar sobre as flores sem vida.

A manhã no parque era melhor que na rua. Silêncio era o presente que Deus dava a quem quisesse resgatar. Os namorados faziam cooper, em silêncio, ouviam música silenciosamente. E suas almas cheias de um vazio imenso. As crianças brincavam nos balanços, donas do mundo. Enquanto seus pais trabalhavam a beça,
um pouco de mãe era aquela moça, que cuidava delas. O vigia a tudo vigiava, ouvindo seu rádio com as canções da manhã e folhas de palmeira esmigalhavam sementes invisíveis. Nos escritórios, nos hospitais. Nos vãos. Os homens de negócios iam e viam , na inutilidade da pressa. Pensando que deveriam pensar mais em alguma coisa. Os prédios, altos, altivos e silenciosos
, nada diziam. Juntos como árvores, duros. Esperavam que um vento agradável acariciasse suas pastilhas e pedaços de cimento. E olhavam tudo de cima.

O mar era distante, lindo. Irmãos, o céu e o verde-azul marinho brincavam de aquarela, tingindo aqueles arco-íris bonitos. Embaixo, nas palafitas, o som das ondas era impactante, enquanto se preparava a mente, pensando no que se prepararia logo mais, à hora de almoçar. A periferia era gigante, os meninos brincavam de bola-de-gude e papagaio, imitando uns aos outros. Nas casas tortas e pedaços de papelão, os homens amontoavam radiolas, cervejas e notícias da vizinhança.

Eu voava. O interior, as matas. O canavial. As alamedas. O cheiro de cana queimada. Doce e bom. Pensava em ir mais além. Pra onde? Não sei. Apenas voava, num domingo qualquer. Que era muito diferente de todos os outros dias, das semanas e da vida inteira.




Bartolomeu Dias, quinze de dezembro de 2010.

License Creative

Creative Commons License
poetasemfuturo by Bartolomeu Alheiros Dias is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Não.
Permissions beyond the scope of this license may be available at Não